DESCOBRINDO NOVAS SUPERFRUTAS – CONHECENDO OS COMPOSTOS QUÍMICOS DE FRUTOS DE PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA
Pesquisa Realizada por: Karinne Sampaio Valdemarin
Ano: 2019
Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora
Bioma: Mata Atlântica
O termo ‘superfrutas’, o qual tem se popularizado nos últimos anos, é utilizado para denominar frutas que possuem benefícios a saúde, principalmente pela elevada concentração de vitaminas e antioxidantes. No Brasil, o país com a maior biodiversidade de plantas do mundo, ultrapassando 46 mil espécies conhecidas em sua flora, a grande maioria das plantas utilizadas na alimentação diária de sua população são espécies de origem exótica.
Porém, dentre tantas espécies existentes na flora brasileira, não estaria a biodisponibilidade de recursos alimentícios subestimada? Assim, este projeto pretende concretizar uma abordagem multidisciplinar, aliando o conhecimento taxonômico e filogenético de um dos maiores gêneros da flora brasileira, Eugenia, com a investigação de características fitoquímicas de seus frutos, promovendo uma amostragem mais robusta da diversidade disponível em nossa flora e possibilitando a descoberta de novas ‘supefrutas’.
Biografia:
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Carlos (2015), onde desenvolveu atividades de iniciação científica na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, trabalhando especificamente com a família Myrtaceae (2013/2015). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP (2018), com dissertação realizada na área de Taxonomia Vegetal, com enfoque em Eugenia (Myrtaceae). Ingressou no Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Taxonomia Vegetal, com projeto de pesquisa atuando nos seguintes táxons: Eugenia, Myrtaceae, com enfoque na morfologia e fitoquímica dos frutos (2018-atual).