INFLUÊNCIA DO REPRESAMENTO DO RIO UATUMÃ NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES PREDADORES
Pesquisa Realizada por: Jamerson Aguiar Santos
Ano: 2019
Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora
Bioma: Amazônia
Está planejada para a bacia amazônica uma série de projetos para a construção de usinas hidrelétricas. Logo depois, as barragens causarão distúrbios profundos em todo o ambiente amazônico. Portanto, é importante documentar a influência do represamento ocorridas em peixes predadores nos rios represados na Amazônia.
Os objetivos deste projeto são 1) determinar o impacto de usinas hidrelétricas em espécies predadoras de peixes; 2) identificar o padrão de alimentação de peixes predadores em um rio que foi represado; 3) relacionar mudanças na composição das presas de peixes predadores com mudanças na disponibilidade de presas no ambiente; 4) determinar mudanças nas fontes de energia autotróficas que sustentam as cadeias alimentares de peixes predadores; e 5) analisar mudanças no nicho trófico de peixes predadores devido ao represamento do rio Uatumã.
Dessa forma, pretendemos gerar informações sobre a ecologia trófica de peixes predadores na Amazônia para auxiliar no gerenciamento e desenvolvimento sustentável da pesca de peixes predadores na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã na Amazônia. Com o apoio do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, a pesquisa de campo será possível.
Além disso, produzir informações que possam ser usadas como referência para mitigar os impactos causados pela influência do represamento dos rios na ecologia de peixes predadores.
Biografia:
Meu nome é Jamerson Aguiar. Sou maranhense e oceanógrafo pela Universidade Federal do Maranhão. A ictiologia, a imensidão da floresta Amazônica e os mistérios dos oceanos me fascina. Trabalho com ecologia de peixes de água doce. Sou Mestre em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.