O projeto teve como objeto atingir a região cárstica da Bacia do Rio São Francisco, que abrange 521 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás, além do Distrito Federal. O principal objetivo foi capacitar guias e condutores de espeleoturismo do alto, médio e baixo São Francisco em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, normas de segurança para assegurar experiências sustentáveis e de alta qualidade nas visitas turísticas em cavernas.
Entre os principais resultados estiveram a elaboração de conteúdo, material didático e a contratação de equipe de instrutores.
"O ambiente caverna é muito particular e a parte turística ainda é muito desordenada. O financiamento foi imprescindível. Nós fazemos parte do grupo assessor do Plano de Ação Nacional para a conservação das cavernas do São Francisco. Na construção deste plano, foi identificado que a experiência turística nas cavernas da região deixava muito a desejar. Com o projeto, capacitamos condutores nas três regiões do São Francisco: o Alto, Médio e Baixo São Francisco. Foram 18 meses de projeto, formamos quase 90 condutores em 120 horas de aula.
Marcela Pimenta (IABS)
"
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.