O projeto foi implantado numa comunidade tradicional do Município de Conceição da Barra no norte do Espírito Santo. Teve como principal objetivo levantar a estrutura populacional do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) para a posterior implantação de plano de manejo local.
Entre os principais resultados estão, realização de reunião com comunidade pesqueira para apresentação das ações que serão realizadas no local, coleta mensal dos parâmetros bióticos da população de caranguejo, entrevistas socioeconômicas com a comunidade local, visitas técnicas de exploração do conhecimento da comunidade local, saídas de campo para a realização do mapeamento da área. Medições aleatórias de caranguejos capturados de colocados à venda e aulas de educação ambiental para a escola local.
"Nesta experiência que o TFCA permitiu, de ter um contato mais estreito com a comunidade, conseguimos levantar os problemas que os catadores de caranguejo apontavam e inserir a fala deles dentro do Plano de Ação Nacional do Manguezal. Nas reuniões do PAN, resgatamos e transferimos as problemáticas trabalhadas na comunidade.
Monica Tognella (FEST)
"
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.