Notícias
A hora da maricultura
Foto: Carolina Siqueira
Com quase 30 iniciativas contempladas nos últimos anos, o Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira acaba de ganhar uma nova frente de atuação: o fomento à maricultura. E para começar os trabalhos, o FUNBIO vai direcionar um montante de recursos para apoiar quem entende do assunto – a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ). “Para fortalecer a maricultura, precisamos antes fortalecer a instituição que trabalha prestando assistência técnica aos maricultores”, diz Ana Helena Bevilacqua, gerente do projeto no FUNBIO.
Além de impulsionar as atividades de extensão pesqueira e aquícola que a fundação já realiza, o acordo de cooperação técnica entre FUNBIO e FIPERJ também vai possibilitar uma avaliação das causas de mortandade em cultivos de vieira (um molusco de concha) na Baía da Ilha Grande – atualmente o maior problema da maricultura no estado –, além do monitoramento e controle sanitário da qualidade ambiental da água e do pescado no Rio de Janeiro. Nos próximos meses, também será aberta uma chamada para o apoio de iniciativas dos próprios maricultores fluminenses. Nesta etapa, a FIPERJ também participa – tanto no apoio para a seleção dos projetos, como na assistência técnica.1
“Para a FIPERJ é uma satisfação contar com o apoio do FUNBIO, que vem reforçar o nosso trabalho de fomento à maricultura em todo o estado. Nossas expectativas são as melhores possíveis a partir dessa parceria: certamente ela irá render bons frutos para o Rio de Janeiro”, afirma Ricardo Ganem, presidente da FIPERJ.