Notícias
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro recebe exposição fotográfica do TFA
Foto: Lucas Landau
A torra da farinha de mandioca durante a madrugada, as danças ritmadas e os adornos frondosos e coloridos nas festas, e a relação espiritual com a imensidão verde da Amazônia são alguns dos aspectos culturais do povo Kayapó presentes nas fotos que compõem a exposição Mẽ tũm nhõ kukràdjà atũmã (Tradição e Futuro, em português), que será aberta no dia 17 de novembro na sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro.
As dez imagens selecionadas fazem parte dos acervos de parceiros do Tradição e Futuro na Amazônia (TFA). O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e trabalha pela conservação da Floresta Amazônica ao valorizar a cultura e as tradições do povo Kayapó, grandes protetores do meio ambiente, assim como outros povos indígenas.
Entre os aspectos da tradição Kayapó revelados pelas fotos, estão diversas atividades econômicas, sociais e culturais praticadas dentro das aldeias tanto por mulheres quanto por homens.
A cerimônia de abertura da exposição contará com a participação de dois indígenas que integram a equipe do Instituto Kabu, uma das organizações representativas do povo Kayapó parceiras do TFA: o vice-presidente Mydjere Mekrãgnotire e o relações públicas Doto Takak-Ire (que aparece na foto que ilustra a matéria e está na exposição). Luis Carlos Sampaio, oficial de projetos do Kabu, também estará presente.
“É uma oportunidade de dar visibilidade à contribuição dos Kayapó ao país. As obras ficarão expostas por um mês no prédio da Petrobras e serão vistas, diariamente, por colaboradores e visitantes que frequentam o espaço. Esperamos que, dessa forma, possamos apresentar os temas trabalhados pelo projeto para mais pessoas e contribuir para fortalecer a cultura e as tradições do povo Mebêngôkre (como os Kayapó se autodenominam historicamente)”, explica Dante Novaes, gerente do TFA.