O objetivo geral do subprojeto é diagnosticar a contaminação por microplástico nas águas e sedimentos no entorno do Monumento Natural (MONA) do Arquipélago das Ilhas Cagarras, Unidade de Conservação (UC) localizada no estado do Rio de Janeiro, visando subsidiar políticas públicas que contribuam para a proteção dessa UC e da região marinha costeira adjacente, tratando a saúde dos organismos marinhos e as interações com a população humana que visita a região.
O arquipélago está localizado a cerca de 5 km do litoral e suas águas recebem efluentes de alto impacto de poluição trazidos por emissários submarinos, canais das lagunas e águas da baía da Guanabara.
Ao final do subprojeto espera-se construir um modelo hidrodinâmico para simular o aporte dos micro plásticos no MONA, discriminando a contribuição de cada uma das fontes estudadas e os principais polímeros que apresentam risco para a preservação das comunidades. Além disso, será elaborado relatório para subsidiar leis e normas que auxiliem a dirimir o problema citado. Espera-se contribuir para a elaboração de um programa permanente de monitoramento do microplástico nas áreas costeiras e marinhas do Rio de Janeiro e de sensibilização da sociedade para a relação entre consumo e impactos ambientais negativos.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.