O que é
Foto: Andreia Lopes
A região de Arraial do Cabo é estratégica em termos socioambientais devido a suas características oceanográficas e geomorfológicas costeiras e pela chamada ressurgência (afloramento de águas profundas ricas em nutrientes) em sua costa. Esse fenômeno aumenta a produção pesqueira, e os nutrientes sustentam uma rica biodiversidade marinha. Além das atividades de pesca, a área é também importante destino turístico.
O Projeto Costão Rochoso – Subsídios para o Plano de Manejo da Resexmar de Arraial do Cabo – Projeto Costão Rochoso objetiva estudar o sistema de recifes da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo e suas inter-relações com a atividade humana para apoiar metas prioritárias do plano de manejo e sensibilizar a sociedade a fim de garantir o uso sustentável dos recursos marinhos e cumprir metas do Plano de Ação Nacional (PAN) dos corais.
Entre as principais atividades estão censos visuais subaquáticos para estimar a abundância de peixes recifais, a análise das interações tróficas entre peixes e suas presas por meio de estudos de dieta e análise genética e estudos de telemetria com espécies de peixes exploradas e ameaçadas, para entender a sua movimentação e uso de habitat. Esses dados, em conjunto com informações coletadas em entrevistas com extrativistas, sustentarão a seleção e a implantação de possíveis áreas de restrição de pesca na unidade de conservação.
Os resultados serão divulgados em ações de educação ambiental buscando aproximar a comunidade dos valores dos costões e das melhores técnicas de manejo.
O projeto é financiado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a empresa Chevron Brasil e o Ministério Público Federal, com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo o Funbio como gestor financeiro.
SituaçãoConcluído |
Ano início2016 |
BiomaMarinho Costeiro |