Foto: Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande – FAURG
A sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) é parte importante do setor de processamento de pescado no Sul e no Sudeste, com produção de conservas distribuídas em escala nacional.
O projeto Multisar – uma abordagem multidisciplinar sobre a sardinha-verdaderia estudará a distribuição, estimará a abundância da sardinha-verdadeira em áreas onde há concentração de cardumes e que fatores determinam essa concentração. Além disso, pesquisará alimentação, parasitologia, toxicologia, estrutura populacional e condições oceanográficas da área.
Para isso, serão coletadas amostras dos peixes em cruzeiros de pesquisa no período da safra comercial, em embarcações independentes da frota pesqueira e também avaliações de variáveis ambientais, espécies de mesma área e dados captados por sonda. Foram estabelecidas parcerias com o setor produtivo, para integrar os diferentes atores e aumentar a abrangência e o sucesso do projeto, liderado pela Fundação De Apoio à Universidade do Rio Grande
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.