Considerando que existe uma grande lacuna sobre os dados estatísticos pesqueiros nacionais, em função da descontinuidade de programas de monitoramento e pesquisa, bem como a baixa qualidade das informações disponíveis no que se refere às espécies de elasmobrânquios, muitas delas ameaçadas e/ou Deficientes de Dados (DD), o Projeto Demografia, sensibilização e monitoramento pesqueiro de tubarões e raias: subsídios a conservação visa, como base geral, abordar três frentes de atuação de alta aderência entre si (análise demográfica, sensibilização do público e monitoramento de pescarias) visando construir um mosaico de conhecimento de importância estratégica como subsídio para o norteamento de políticas públicas que objetivem a conservação e manejo das populações de elasmobrânquios capturados por pescarias de pequena escala na plataforma continental do Sudeste e Sul do Brasil, destacadamente as espécies ameaçadas de extinção e categorizadas como DD, com ênfase ao estado do Rio de Janeiro.
As três frentes são: 1. Pesca, onde pretende-se, através de monitoramento de pontos estratégicos do sudeste com ênfase no litoral do Rio de Janeiro, caracterizar as pescarias, levantar informações sobre esforço e níveis de captura de espécies ecológica e economicamente importantes e melhorar a resolução taxonômica dos desembarques regionais; 2. Sensibilização, onde, através de ações de ações de educação ambiental, eventos de divulgação e visitas junto ao Espaço de Ciência do AquaRio, orientar pescadores, estudantes e sociedade em geral acerca dos problemas dos elasmobrânquios 3. Conhecimento bio/ecológico, onde serão produzidos parâmetros da história de vida para espécies ameaçadas e com dados deficientes do litoral do RJ e adjacências, com foco especial na produção de curvas de crescimento e demografia das raias Rhinobatidae, Myliobatiformes e tubarões Carcharhiniformes. Para estas espécies serão utilizadas técnicas de microquimica para validar áreas e períodos críticos para a conservação. Isso tudo capacitando alunos de graduação e pós-graduação.
Dentre as principais etapas e procedimentos, a pesquisa envolverá o monitoramento do desembarque no RJ, ES e SP, com elaboração de devolutivas, fotografia, coleta e biometria de exemplares; compilação histórica de notícias na imprensa e dos resultados dos campeonatos de pesca submarina no Rio de Janeiro; entrevistas com pescadores tradicionais sobre as mudanças históricas nas capturas, na composição e tamanhos e Descrição das embarcações, petrechos e mapeamento participativo das áreas de pesca onde se capturam os elasmobrânquios ameaçados e deficientes de dados.
SituaçãoConcluído |
Ano início2022 |
BiomaMarinho Costeiro |