O que é
Foto: Foz do Rio Manguaba, Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, Iran Normande
O Brasil ultrapassou a meta de proteger 10% de suas áreas marinhas protegidas. Com apoio do projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), em 2018, quatro novas unidades de conservação (UCs) federais foram criadas, um salto de 1,5% para 26,3%, cerca de 940 mil Km², área maior que a dos estados de Goiás e Minas Gerais juntos. Cerca de 1,2 mil espécies de peixes, 100 de aves marinhas e mais de 50 de mamíferos marinhos vivem na costa do Brasil.
O GEF Mar é um projeto coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente financiado com recursos do GEF por meio do Banco Mundial e tem o FUNBIO como gestor financeiro. Em outubro de 2018, o projeto recebeu aporte de recursos provenientes do Termo de Compromisso entre Petrobras e IBAMA, como parte da compensação ambiental para adequação das plataformas marítimas de produção da empresa em relação ao descarte de água de produção, conforme conteúdo constante do Processo IBAMA 02001.000128/2018-26.
A iniciativa tem entre os principais objetivos, buscar mecanismos para a sustentabilidade financeira das unidades de conservação marinhas e costeiras do Brasil. Até o momento o GEF Mar apoia 30 unidades de conservação (UCs), cerca de 93 milhões de hectares e sete centros de pesquisa.
ODS
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2014 |
BiomaMarinho Costeiro |