Foto: Parque Nacional Natural Los Nevados, acervo Parques Nacionales Naturales de Colombia.
O FUNBIO e a consultora alemã GITEC foram contratados pelo Fundo Patrimônio Natural (membro da RedLAC, da qual o FUNBIO também faz parte) para a realização de estudos relacionados ao financiamento sustentável das áreas protegidas da Colômbia. A meta é criar uma estratégia para manter as áreas a longo prazo, assim como o Fundo de Transição do Programa ARPA, que prevê um incremento gradual de recursos governamentais e privados para que, ao fim de 25 anos, financiem 100% das unidades. Este modelo é um dos diferenciais que tornaram o ARPA referência para países vizinhos.
O projeto se desenvolve no âmbito de uma parceria entre pelo Patrimônio Natural e a Fundação Gordon and Betty Moore para a melhoria da gestão do Sistema Nacional de Áreas Protegidas e sustentabilidade a longo prazo, que tem dentre suas atividades possui o Programa de Financiamento para a Permanência (PFP Colômbia). O modelo de custos desenhado pelo FUNBIO foi elaborado com base no Programa Herencia Colombia (HECO) e oferece à Colômbia a possibilidade de estimar quanto custa criar, consolidar e manter o sistema do programa HECO, que contempla todas as áreas protegidas federais e algumas regionais, além de paisagens produtivas.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.