Instituição Responsável: Grupo Semente, Semeando para o Desenvolvimento Sustentável
O projeto tem como objetivo principal a permanência de jovens e das suas famílias no campo, com dignidade, por meio da consolidação e ampliação das atividades extrativistas geradoras de renda, da produção até o desenvolvimento de produtos e sua comercialização.
A meta é beneficiar o coletivo Jovens Vivendo no Campo, que contempla jovens, mulheres e homens de uma comunidade rural localizada no município de Chapada dos Guimarães, além de membros de comunidades vizinhas.
O projeto visa valorizar produtos extrativistas e os conhecimentos tradicionais associados à coleta e beneficiamento de plantas do Cerrado. Para isso, serão desenvolvidas atividades de: diagnóstico das atividades extrativistas (com foco principal no cumbaru e jatobá), por meio de levantamentos coletivos de informações e mapeamentos, acompanhamento das atividades de coleta e levantamento de custos; estudos de viabilidade econômica e construção de plano de ação para a potencialização da atividade. Também serão realizadas atividades voltadas ao fortalecimento organizacional do coletivo, para garantir a sustentação dos processos de desenvolvimento comunitário e a viabilização da atividade comercial extrativista.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.