Notícias
Plano de desenvolvimento na Amazônia terá o FUNBIO como gestor financeiro
Lançado em julho em Brasília, o Plano de Recuperação Verde (PRV) é uma iniciativa do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal que objetiva o desenvolvimento regional por meio de uma economia verde e tem entre as metas o fim do desmatamento ilegal até 2030.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, atual presidente do consórcio – que reúne governadores de AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR, TO – anunciou o FUNBIO como agente financeiro do PVR, cuja captação e investimento iniciais previstos são da ordem de R$ 1,5 bilhão.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta dos governadores dos 9 estados que compõem a Amazônia Legal, para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.
O Consórcio – constituído como autarquia e em atividade desde 2019 – estabelece um novo paradigma, ao reunir 9 governos subnacionais em torno de um compromisso comum. A ele estão vinculadas ações em escala estadual para atingir metas conjuntas.
O eixo ambiental do Consórcio conta com um mecanismo financeiro privado que assegura transparência e eficácia no uso dos recursos recebidos.