Notícias
Parceria entre MMA e Marinha é destaque em conferência no Egito
Representantes do Brasil e do México reuniram-se em Sharm El-Sheikh, cidade-sede da COP14, no Egito, para apresentar e discutir inovações na gestão de áreas protegidas marinhas e costeiras nos dois países. Em ambos, parcerias entre órgãos ambientais federais e Marinha são fundamentais para assegurar o monitoramento, a pesquisa e a fiscalização das unidades de conservação.
A Diretora de Conservação de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates, destacou a criação recente de dois mosaicos – São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz – como exemplo de boas práticas a serem seguidas. “Para a estratégia ser efetiva se faz necessária a união entre os setores de meio ambiente e as forças armadas, em particular, o ICMBio, gestor das áreas protegidas federais e a Marinha do Brasil”, disse Prates.
O Almirante Ilques Barbosa Júnior, Chefe do Estado-Maior da Armada, enviou uma mensagem especial para o encontro, destacando a necessidade internacional de fortalecer a integração para conservar a biodiversidade. “Acreditamos que a proteção das áreas marinhas em nossa jurisdição contribui para a saúde global do oceano e também para o desenvolvimento sustentável do Brasil e, consequentemente, o bem-estar dos cidadãos e da sociedade como um todo”, disse o Almirante, por meio de declaração lida pelo Capitão Rodolfo Gois de Almeida.
O encontro também contou com a participação de representantes do Banco Mundial – como Adriana Moreira, anfitriã na ocasião -, do FUNBIO, que apresentou o GEF Mar, e do Fondo Mexicano para la Conservación de la Naturaleza.