Notícias
Para frear o desmatamento
O Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) é um dos principais parceiros do Brasil na conservação da biodiversidade e apoia, entre outras iniciativas, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, e que tem o Funbio como gestor financeiro. O ARPA, que em 2017 completou 15 anos com expressivos resultados de conservação, apoia hoje mais de 60,7 milhões de hectares no bioma, quase duas vezes a área da Alemanha. É o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo e, para dar dimensão de sua relevância, basta lembrar que já evitou o correspondente à emissão anual de todo o transporte global.
A parceria do GEF com o Funbio é longa, e inclui ainda projetos como o Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas, que hoje apoia algumas das mais importantes unidades de conservação marinhas do Brasil, e o Biodiversidade e Nutrição, que faz um levantamento do valor nutricional de espécies nativas hoje pouco consumidas, ou conhecidas apenas localmente. Desde 2015, o Funbio é também uma agência implementadora do GEF, a primeira não-governamental nacional no Hemisfério Sul.
Assista ao vídeo feito pelo GEF na Amazônia, que conta as estratégias do fundo para apoiar a conservação e frear o desmatamento na Amazônia.