Notícias
O protagonismo é nosso!
Foto: Projeto Mexilhão Rio
Da praia de Copacabana às areias de Arraial do Cabo, algumas iniciativas de educação ambiental vão sair do papel nos próximos meses, no estado do Rio de Janeiro. Todas elas construídas e lideradas diretamente por pescadores artesanais: num processo seletivo inédito, o FUNBIO está prestes a concluir uma chamada em que 16 organizações comunitárias com pouca estrutura receberam mentoria para transformar suas ideias em projetos concretos.
“Nosso foco foram organizações presentes em comunidades pesqueiras de base. Afinal, ninguém melhor do que os próprios pescadores para dizer o que precisam, o que querem realizar”, diz Mariana Tavares, assistente do projeto no FUNBIO. “O objetivo é dar o protagonismo para essas pessoas e promover o fortalecimento organizacional das instituições”.
Foram dois dias de oficinas e oito semanas de mentoria para que eles próprios elaborassem suas propostas. Agora, elas passam pela avaliação de uma câmara técnica para em breve sair do papel. “Todo esse processo foi muito construtivo para cada instituição. Algumas nem tinham email, e agora estão prontas para submeter suas propostas inclusive para outros editais”, diz Mariana. “Foi um longo exercício de trazer os projetos do sonho para a realidade”.