Notícias
Mais perto das Cagarras
Foto: Leidiane Brusnello/ICMBio
Nos últimos meses, pelo menos 10 mil pessoas ficaram mais próximas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a área protegida que é vista das areias de Ipanema, no Rio de Janeiro e tem apoio do projeto Apoio a Unidades de Conservação (UCs). A exposição Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras esteve em cartaz no aeroporto Santos Dumont e apresentou ao público um grande acervo de fotos, vídeos, mapas, maquetes e animais que ocorrem no arquipélago. Com o fim da mostra, agora a unidade se prepara para dar outro passo: o lançamento de um aplicativo de celular.
“A exposição contribuiu para o reconhecimento da importância do MONA Cagarras e para sua divulgação”, diz a gestora da UC, Tatiana Ribeiro. “E com o aplicativo, pretendemos nos aproximar ainda mais dos nossos visitantes”.
A ideia do aplicativo nasceu a partir de um sistema interno de ocorrências que o Parque Nacional da Tijuca já usa para monitorar inconformidades e a fauna e flora locais. Adaptado e aperfeiçoado, ele será usado não só por servidores do ICMBio, mas também pelo público geral. Além de ter acesso a informações e às normas de uso da área, o visitante poderá compartilhar seus registros da biodiversidade e deixar suas críticas ou sugestões. “Esperamos ao mesmo tempo chegar até os cidadãos e obter informações mais sólidas que nos guiem nas ações de gestão necessárias à proteção do MONA Cagarras”, diz Tatiana. A previsão é que o app seja lançado até o mês de junho.