Notícias
Fundo da Amazônia Oriental tem Acordo de Cooperação assinado e oficializa FUNBIO como gestor
O Fundo da Amazônia Oriental (FAO) anunciou hoje (4/10) o recebimento de sua primeira doação para o desenvolvimento dos projetos que integram o Plano Estadual Amazônia Agora, do Pará, durante a primeira reunião do Comitê Gestor do Fundo da Amazônia Oriental (CFFAO). O Instituto Clima e Sociedade (ICS) foi o responsável pelo investimento, de R$ 1 milhão, por considerar o estado como protagonista da conservação do bioma. Na ocasião, o FUNBIO e o governo paraense também assinaram o Acordo de Cooperação para oficializar a entidade como gestora do FAO.
“O Fundo surge num momento único. Nos últimos anos, eventos extremos custaram vidas e causaram prejuízos em todo o mundo: chuvas, enchentes, fogo. E foram associados a um problema comum: as mudanças climáticas. Quando se fala nelas, a Amazônia vem à mente em todo o planeta. O FAO é um exemplo da postura proativa do Pará rumo a atividades concretas para uma economia sustentável de baixo carbono que criará um legado para as próximas gerações”, afirma Rosa Lemos de Sá, secretária-geral do FUNBIO.
O FUNBIO será responsável pela captação, execução e prestação de contas de recursos na ordem de R$ 300 milhões iniciais nos próximos quatro anos. Os investimentos serão voltados para ações ligadas ao Plano Estadual Amazônia Agora, como o combate ao desmatamento e a descarbonização das atividades econômicas no estado, recomposição florestal e investimentos em ativos de bioeconomia e serviços ambientais no Pará.