Notícias
FUNBIO participa de anúncio de plano de gestão marinho na COP28
Os cuidados e usos do mar. Na COP28, em Dubai, foi anunciado que o Brasil terá um Planejamento Espacial Marinho (PEM) até 2030. O Projeto GEF Mar, que tem o FUNBIO como gestor financeiro, será o responsável pela contratação do PEM para a Região Nordeste, englobando as áreas costeiras e marinhas da Bahia até o Piauí.
O PEM contribui para a análise e a distribuição das atividades humanas em áreas marinhas para atingir objetivos ecológicos, econômicos e sociais.
Rosa Lemos de Sá, secretária-geral do FUNBIO, explica a importância dos trabalhos voltados para os oceanos.
“Hoje temos 12 projetos executados pelo FUNBIO voltados para oceanos, entre eles o GEF Mar, iniciado em 2014, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Esse projeto tem por objetivo apoiar a criação e consolidação de unidades de conservação marinhas em toda costa brasileira.
O Brasil é muito conhecido e celebrado por suas florestas tropicais. Mas o Brasil também é uma nação oceânica. Temos 7 mil quilômetros de costa e 18% da população habita nessas regiões costeiras.”, disse Rosa.
O anúncio do PEM foi feito com a presença de Rosa Lemos de Sá, no painel: Planejamento Espacial Marinho como instrumento de descarbonização. Também estiveram presentes: Ana Paula Prates, Diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira, da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Nabil Kadri, Superintendente de Meio Ambiente do BNDES, Alexandre Prado, líder de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil e, virtualmente, Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil.
Rosa ressalta que o trabalho do FUNBIO nas últimas duas décadas foi condizente com a importância dos oceanos para o Brasil.
“O oceano é extremamente importante para o país e reconhecendo essa importância, em 2010, começamos nosso trabalho com projetos marinhos. Hoje, temos mais de 70 Unidades de Conservação apoiadas nesse ambiente costeiro e marinho, nos últimos 20 anos, com mais de R$500 milhões investidos até agora. Com esses fundos e novos projetos, pretendemos que seja um apoio de longo prazo e a sustentabilidade dessas áreas”
A Conferência das Partes 28 (COP28) começou no dia 30 de novembro e vai até 12 de dezembro, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos.