Notícias
Escolas do mar
Nos últimos anos, antes de a pandemia chegar ao Brasil, o time de educação ambiental do Projeto Costão Rochoso não arredou o pé das escolas públicas do município de Arraial do
Cabo, no Rio de Janeiro. Com a iniciativa Tenda do Mar, os monitores carregaram oficinas e jogos itinerantes para as salas de aula, incentivando quase mil jovens estudantes a mergulhar na biodiversidade marinha local. A parceria deu tão certo que as experiências viraram uma cartilha para professores: Oceano para todos – Atividades práticas para ciências marinhas. Desenvolvida para inspirar educadores a multiplicar a cultura oceânica, o material traz recursos didático-pedagógicos como oficinas, jogos e trilhas interpretativas que foram testadas – e aprovadas – nos encontros da Tenda do Mar. As atividades têm potencial de serem exploradas por diferentes disciplinas, da biologia à física, da geografia à química. E além da cartilha, o Projeto Costão Rochoso também lançou um Jogo da Memória e um Livro de Colorir, voltados para crianças.
“Apesar de morarem em uma região litorânea, muitos estudantes nunca tiveram contato direto com o mundo marinho. As atividades lúdicas e oficinas interativas facilitam a sensibilização e subsidiam o processo de aprendizagem”, explica a coordenadora da frente de Educação Ambiental do projeto, Juliana Graça Fonseca. “Desde o princípio, construímos parcerias com educadores e educadoras e sempre encontramos profissionais empolgados com nossas possibilidades de atuação. Eles já receberam a cartilha e estão ansiosos para começar a usar com os estudantes”, diz.
Para baixar a cartilha, clique aqui.
Neste link você encontra o Livro de Colorir, e aqui o Jogo da Memória.