Notícias
Dando a volta por cima
Foto: Projeto CASCA
Após enfrentar grandes prejuízos materiais e emocionais com as chuvas fortes que caíram recentemente sobre a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a Comunidade Tradicional Caiçara da Praia do Aventureiro começa a reerguer a cabeça. E motivos não faltam: por meio do esporte, do artesanato, da comunicação e de uma horta coletiva, o projeto Cultura, Agroecologia, e Sustentabilidade Caiçara do Aventureiro (CASCA) promete uma injeção de autoestima e saúde à população de 100 pessoas que vive no local.
Elaborada coletivamente pela comunidade, a iniciativa CASCA pretende estruturar e fortalecer atividades que já são desenvolvidas por ali, mas que não avançam por falta de recursos. Até o fim do ano, 12 moradores garantem semanalmente aulas de futebol e dança, oficinas de artesanato caiçara e a manutenção de uma horta agroecológica que vai botar comida saudável na mesa da população. A criação de um site e o projeto de um documentário também estão sendo discutidos.
“Algumas famílias perderam suas casas, as coisas estão bem difíceis por aqui. Então está sendo super importante retomar as atividades, promover o acesso ao esporte, à cultura, à educação ambiental. Todas as crianças da comunidade estão participando”, comemora a coordenadora geral do projeto, Gisella Carnot.