Notícias
Conservação de Mamíferos Aquáticos tem forte aliado no Projeto GEF Mar
Foto: A baleia jubarte é uma das espécies protegidas por lei no Brasil
O apoio do GEF Mar às atividades do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fortalece a conservação de baleias, golfinhos e outros mamíferos aquáticos, como os peixe-boi, ao longo do litoral brasileiro. E vai além! A participação da coordenadora do CMA, Fábia Luna, no Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia (CIB) garantiu ao Brasil como país membro a oportunidade de discutir os temas que serão votados pelos comissários na próxima reunião anual, que ocorrerá de 4 a 14 de setembro em Florianópolis (SC).
“Sem participar das reuniões da CIB, o país membro não tem como defender temas de seu interesse em relação às baleias ou como explicar algo pelo qual venha a ser cobrado como ação de conservação. O apoio do Projeto GEF Mar foi fundamental para o Brasil marcar sua posição a favor de protocolos de pesquisas não-letais, segundo os quais não é necessário capturar e matar as baleias para realizar estudos, entre outros aspectos técnicos no Comitê Científico da CIB. ” explica Fábia. Ela viajou com apoio do GEF Mar à Eslovênia, no primeiro semestre de 2018, como parte da delegação brasileira, formada ainda por servidores do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores.
No caso do Brasil, a agenda na CIB é conservacionista e o país é um dos defensores da criação do Santuário de Baleias do Atlântico-Sul: uma zona livre de caça de cetáceos que abarca toda a porção do Atlântico entre o litoral brasileiro, uruguaio, argentino e o continente africano. Outro ponto defendido é a manutenção da proibição da caça comercial em todo o mundo.
De acordo com Fábia, os equipamentos adquiridos com apoio do GEF Mar são empregados em ações de monitoramento, proteção e cuidados veterinários que o CMA realiza em todo o litoral brasileiro. Bolsistas contratados pelo projeto contribuem com os dados de suas pesquisas e com apoio técnico em seus locais de trabalho. “O CMA trabalha juntamente com as unidades de conservação que possuem mamíferos aquáticos para conservá-los. O GEF Mar tem auxiliado em muito esse trabalho proporcionando uma integração entre os centros marinhos e as UCs, e desenvolvendo um programa de monitoramento que subsidia a tomada de decisões que alcancemos os objetivos de criação das unidades e de conservação da biodiversidade” conclui Fábia.