Notícias
Biogás no quilombo
Em meio a uma rica região de manguezais nos fundos da Baía de Guanabara, o Quilombo do Feital, em Magé (RJ), acaba de inaugurar um biodigestor construído pela própria comunidade, na APA Guapimirim. Além de auxiliar no saneamento do território, o sistema ainda produz um biogás que pode ser usado na cozinha comunitária e nos domicílios. Isso significa uma economia considerável para as famílias locais, levando-se em conta que nos últimos 20 anos o preço do gás de cozinha subiu em mais de 500%.
“A intenção inicial era promover um curso para capacitar a comunidade na instalação de biodigestores”, conta Ricardo Farias, coordenador da Guanamangue, iniciativa apoiada pelo componente Manguezais do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira. Mas o curso acabou virando a própria instalação do sistema no quilombo. E agora, este aprendizado deve alcançar outros territórios. “A instalação foi transformada em uma videoaula, que produzimos para ampliar o potencial de outras comunidades na construção de seus próprios biodigestores”.
Texto originalmente produzido pelo jornalista Bernardo Camara para a newsletter “Linhas do Mar” para divulgação do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira, Projeto Educação Ambiental e Projeto Apoio a UCs.