A Associação de Moradores do Paraty Mirim (AMPM) por meio do subprojeto “Laboratório Digital e Oficinas de Áudio Visual para o Resgate Cultural Tradicional Caiçara” tem como principal objetivo promover a capacitação para inclusão digital e oficinas de áudio visual para caracterização do modo de vida Caiçara, analisando sua cultura e a relação desta com o turismo no município de Paraty (RJ).
A instituição AMPM foi apoiada anteriormente pelo projeto TAC ALSUB e apresentou uma execução exitosa. Por isso, o projeto abriu mais uma oportunidade, por meio desta Fase II, a fim de contribuir com o amadurecimento institucional e consolidação das atuações dessas instituições junto às comunidades.
O subprojeto tem duração de 12 meses e busca atender jovens e adultos da comunidade do Paraty Mirim, das costeiras próximas de seu entorno, que seguem listadas: Mamangua, Pouso da Cajaíba, Praia Grande da Cajaíba, Calhaus, Algodão e Fundão, bem como das Aldeias da etnia Guarani Mbya e Quilombos do Campinho.
Para além da inclusão digital, por meio da ferramenta de áudio visual, o subprojeto proporcionará o registro e o resgate do tema da cultural tradicional caiçara, tendo como prioridade fornecer aos participantes estímulos necessários ao livre pensamento e ao potencial criativo. O subprojeto também irá propagar , estudar e difundir a cultura tradicional Caiçara e sua relação com as mudanças e novos contextos e paradigmas ligados a sociedade que serão expressados através do processo de aprendizado através de edição de um livro e um vídeo documentário.
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2024 |
BiomaMarinho Costeiro |