Compras e contratações
O Funbio seleciona consultor pessoa física para condução de avaliação de meio termo do Programa COPAIBAS
O Programa COPAÍBAS, uma das iniciativas do FUNBIO, tem como objetivo principal contribuir para a redução da taxa de desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado.
As grandes áreas que devem orientar a avaliação são a eficácia e eficiência do Programa COPAÍBAS, notadamente no tocante aos objetivos principais e objetivos específicos do Programa.
É fundamental ter claro que as análises têm dois focos principais: um nas instituições e no gerenciamento do Programa COPAÍBAS, e o outro, indispensável, no resultado observado e potencial de suas ações junto aos públicos alvo. O/A consultor(a) deverá fundamentar sua avaliação demonstrando as análises realizadas, os dados coletados por meio de documentos, entrevistas e, eventualmente visitas de campo, as interpretações realizadas, e justificando suas conclusões.
O Funbio, como executor do Programa, convida consultores pessoa física que tenham em seu escopo a atuação correlata ao objeto desta contratação a manifestarem interesse até o dia 26 de janeiro de 2024, demonstrando de forma objetiva e clara, através de envio de seu currículo, que são qualificados para executar os serviços descritos no Termo de Referência (TdR) nº 2023.1124.00048-9.
As manifestações deverão ser encaminhadas por e-mail para [email protected], aos cuidados de Flávio Miguel, com cópia para [email protected] e tendo como assunto “Copaíbas – Consultoria PF Avaliação de Meio Termo” e indicando o NOME DO CANDIDATO”.
Para este serviço não serão aceitas pessoas físicas enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI
Os currículos dos candidatos devem atender no mínimo as qualificações e experiências descritas no item 8 “Qualificação do Consultor” do TdR nº 2023.1124.00048-9, a saber.
· Profissional sênior com no mínimo de 15 (quinze) anos de formação acadêmica superior em qualquer área;
· Formação complementar na área ambiental;
· Experiência em avaliação de pelo menos 01 (um) projeto envolvendo unidades de conservação e arranjos institucionais com atores diversos (governo, sociedade civil e agências multi ou bilaterais)1;
· Experiência em avaliação de pelo menos 01 (um) projeto envolvendo a implementação de projetos em Terras Indígenas e/ou cadeias de valor da sociobiodiversidade1;
· Disponibilidade para viagens, ainda que haja previsão de poucas viagens;
· Disponibilidade para realização das atividades nos prazos previstos neste TdR;
· Experiência em gestão ou monitoramento de projetos envolvendo unidades de conservação, Terras Indígenas, e/ou atividades produtivas da sociobioeconomia;
· Experiência em análise de aplicação de ferramentas de avaliação de efetividade de gestão.
¹ Favor indicar até cinco experiências. A semelhança entre as experiências e as atividades e temas propostos neste Termo de Referência será levada em conta.
Para esta fase, não é necessário o envio de propostas, pois o objetivo é analisar tecnicamente os currículos dos candidatos.
É vedada a participação de funcionários do governo e servidores públicos, exceto quando estiverem em licença sem vencimentos. Professores de universidades públicas podem se candidatar desde que sejam de fato especialistas no tema, e sejam observadas as regras nacionais para aqueles de dedicação exclusiva. Caso seja selecionado, deverá apresentar declaração da Universidade indicando número de horas comprometidas com as atividades docentes ou autorização específica da Universidade.
O Funbio entrará em contato, solicitando a proposta somente ao candidato cujo currículo for selecionado.
O processo será conduzido em acordo com os Procedimentos Operacionais de Compras e Contratações do Funbio.
O resultado deste processo será divulgado nesta chamada, assim que o mesmo for finalizado.
Para acessar o TdR clique aqui
Especificação técnica / TDR