Notícias
Cacique Raoni exalta trabalho do projeto Tradição e Futuro na Amazônia, em visita ao FUNBIO
O FUNBIO recebeu a ilustre visita do Cacique Raoni, liderança kayapó mundialmente conhecida por sua luta em defesa da natureza e dos povos indígenas, nesta quinta-feira, 26 de outubro. Junto com ele vieram Dotô Takak Ire, presidente do Instituto Kabu, e Megaron Txucarramãe, liderança do povo Mebêngôkre-Kayapó. Além de Kokonã, filha de Raoni e vice-presidente do Instituto Raoni. Eles estão no Rio de Janeiro para a abertura da exposição ‘Mekukradjá Obikàrà: com os pés em dois mundos’, no MAC Niterói, que começa no próximo sábado, 28. O encontro também teve a presença de Gregório Maciel, Gerente de Reflorestamento e Projetos Ambientais da Petrobras, patrocinadora do projeto Tradição e Futuro na Amazônia que viabilizou a vinda da comitiva ao Rio de Janeiro.
Aylton Coelho Neto, da Superintendência de Planejamento e Gestão, Henrique Yokoyama, da Superintendência de Aquisições e Logística, e Mariana Miguel, Gerente de Portfólio do FUNBIO, receberam a comitiva nesta manhã e exaltaram a luta do povo Mebêngôkre-Kayapó pela conservação da biodiversidade.
“Essa é uma reunião muito importante para nós. E continuamos tentando juntar as pontas: o que é interesse dos indígenas e o que é possível aos doadores de recursos fazerem para encontrarem um objetivo comum. A gente é muito grato pelo trabalho de toda uma vida do senhor”, disse Aylton ao Cacique Raoni.
Raoni ressaltou a importância do projeto Tradição e Futuro na Amazônia. Para ele, com as ações realizadas, as novas gerações absorvem a necessidade de cuidar dos territórios. Esse apoio de não indígenas é fundamental e deve continuar.
“Estou contente com as informações que estou recebendo. Esse trabalho do projeto é muito importante e bonito. Há muito tempo venho falando para não indígenas que eles têm que entrar nas aldeias. Assim, eles podem ensinar nossas crianças para que no futuro elas aprendam a trabalhar pela nossa cultura e por elas mesmas”, explica Raoni.
Por ligação de vídeo, Rosa Lemos de Sá, secretária-executiva do FUNBIO, também saudou o Cacique Raoni e a comitiva. Rosa está no Peru, na Assembleia da RedLac (Rede de Fundos Ambientais Latino Americanos).
“Agradeço muito essa parceria e é uma honra poder trabalhar com vocês”, disse Rosa Lemos de Sá.
Gregório Maciel, da Petrobras, participou da reunião e disse que trabalho com os indígenas é essencial para a sociedade brasileira.
“Temos o maior orgulho de estar apoiando e financiando o projeto Tradição e Futuro na Amazônia, é como um aprendizado para toda sociedade. A bandeira da conservação é de toda a sociedade”, explica ele.
“Há muito tempo venho lutando por uma causa justa, em defesa da vida e de todos nós. Por isso venho batalhando para que todos tenham essa tranquilidade e paz. Nós que estamos nesta Terra precisamos ser unidos, para que possamos andar num mesmo caminho, tendo respeito uns pelos outros”, finalizou Raoni.