O projeto Conservação voluntária gerando serviços ambientais tem como objetivo ampliar e melhorar a gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Com duração de 12 meses, o projeto empreenderá esforços para implementação de políticas públicas que fortaleçam a conservação voluntária na Caatinga.
Uma das linhas de ação prevê a prospecção de áreas interessadas na criação de futuras RPPNs no Rio Grande do Norte, bem como a criação de uma nova RPPN no Estado do Ceará.
Há também atividades relacionadas à elaboração de Planos de Manejo de duas RPPNs, à revisão do Plano de Manejo da RPPN Serra das Almas e à realização de um curso de capacitação em elaboração de Planos de Manejo de RPPNs no estado do Rio Grande do Norte.
O projeto apoiará, ainda, a implementação das ações previstas nos planos de manejo de 5 RPPNs localizadas no município de Crateús-CE com o objetivo de fortalecer a gestão destas áreas e contribuir para a conservação na Caatinga.
Dentre as ações previstas estão aquelas voltadas para a melhoria do uso público, o monitoramento e a fiscalização das UCs, a formação de brigada de combate a incêndios florestais, a manutenção de aceiros e cercas e a aquisição de armadilhas fotográficas para monitoramento de fauna.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.