Notícias
Observatório social é inaugurado e disponibilizará informações socioambientais sobre o sul da Bahia
Em breve, a sociedade poderá se informar mais facilmente sobre as questões socioambientais do sul da Bahia em uma única plataforma. Está saindo do papel em Ilhéus o Observatório Social (OBS), um centro de inteligência que disponibilizará notícias e dados sobre a gestão ambiental na região. Ele será gerido pelo Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), instituição dedicada a estimular processos produtivos sustentáveis no sul do estado.
O primeiro passo foi a inauguração, esta semana, do espaço físico que irá abrigar o Observatório. Nessas salas, serão analisados e divulgados, inicialmente, os dados gerados pelo Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) Porto Sul, relativos ao monitoramento da supressão vegetal, qualidade da água e do ar e a mitigação de outros impactos ambientais gerados pelo empreendimento.
Posteriormente, o OBS poderá ampliar o serviço prestado trabalhando com dados provenientes de outras fontes para subsidiar o diálogo social e o desenvolvimento das políticas públicas pelo poder público.
A interface de acesso online ao dados do OBS está em desenvolvimento e será lançada nos próximos meses. Ele é uma das obrigações previstas no TCSA Porto Sul, do qual o FUNBIO é gestor financeiro. O acordo foi celebrado entre Estado da Bahia (SEMA/BA, INEMA e Casa Civil), o Município de Ilhéus, a Bahia Mineração S.A (BAMIN), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual da Bahia (MPBA).
Foto: PCTSul