Notícias
Encontro inédito promove trocas entre os Kayapó e os Ashaninka
Começou o encontro inédito entre os povos Kayapó e Ashaninka! Depois de percorrer mais de 2.000 km entre o sul do Pará e o oeste do Acre, a comitiva Kayapó desembarcou na aldeia Apiwtxa, a maior da comunidade Ashaninka, localizada na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, na última quarta-feira e foi recebida com alegria e hospitalidade pelos indígenas locais e seus líderes.
Já estão em andamento as reuniões para troca de experiências e conhecimentos em áreas como a educação indígena, a organização para a gestão do território e a agricultura sustentável, alguns dos objetivos do encontro que segue até o dia 8. Em uma das primeiras atividades, os Ashaninka apresentaram sua horta de espécies exóticas e trocaram sementes com os Kayapó.
Ao longo das atividades, os indígenas Kayapó irão produzir materiais para compartilhar o conhecimento adquirido posteriormente em suas aldeias.
O intercâmbio é uma iniciativa do #TradiçãoEFuturoNaAmazônia, projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e gerido pelo FUNBIO, em parceria com a Conservação Internacional do Brasil e as organizações representativas dos dois povos indígenas – o Instituto_Kabu, o InstitutoRaoni e a Associação Floresta.Protegida, dos Kayapó, e a Associação Apiwtxa do Rio Amônia, dos Ashaninka.
Fotos: Dante Novaes e Gabriella Furtado/FUNBIO