Notícias
Quem me navega é o mar: curso de Marinheiro Auxiliar de Convés para moradores de comunidades tradicionais de Mangaratiba
Nas Ilhas de Marambaia e de Jagunum, em Mangaratiba, Rio de Janeiro, todo mundo cresce sabendo navegar. Mas agora, 28 jovens e dois idosos das comunidades locais acabam de formalizar esse conhecimento tradicional com um curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC). Oferecidas pela Capitania dos Portos, sob comando do delegado Alexandre Lopes e em parceria com o Instituto Boto Cinza, as aulas duraram 10 dias, e o grupo já está apto a navegar embarcações de passageiros e de carga.
“O curso veio de uma demanda das comunidades”, diz Leonardo Flach, coordenador do projeto Guardião do Mar. A pesca industrial, a poluição e as atividades portuárias vêm avançando cada vez mais na região e fazendo pressão sobre os recursos pesqueiros. Diante do cenário, os jovens começaram a se interessar por atividades de turismo aquático, como a pesca esportiva e a observação de golfinhos. “Com essa nova profissão, eles podem continuar nas suas comunidades de origem e ainda seguem trabalhando no mar”.