Notícias
FUNBIO é selecionado gestor financeiro do inovador Fundo da Amazônia Oriental
O Fundo da Amazônia Oriental (FAO) é um inovador mecanismo financeiro criado pelo governo do Pará, que mobilizará recursos privados e da cooperação internacional em prol do fortalecimento das políticas públicas e das iniciativas sociais focadas em meio ambiente e desenvolvimento no estado. O FUNBIO participou da chamada e foi o selecionado para fazer a gestão financeiro do FAO, que estimulará iniciativas rumo à transição para uma economia de baixo carbono.
“Temos coordenado uma extensa articulação com muitos parceiros e potenciais apoiadores. O Fundo já demonstrou ser uma alternativa viável para financiadores globais preocupados com a integridade ambiental na Amazônia, e em especial no Pará. A expectativa é que o FAO começará, em outubro, a operar efetivamente, captando recursos e abrindo editais de fomento alinhados às metas do Plano Amazônia Agora.”, diz Mauro O’de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e vice-presidente do Comitê Gestor do Fundo (CGFAO).
“O estado do Pará é um dos atores mais importantes para o controle do desmatamento e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia . Mecanismos financeiros como o FAO são inovações que oferecem soluções concretas para engajar o setor privado e a cooperação internacional e são um exemplo de arranjo que contempla governança efetiva e foco em resultados. Ficamos imensamente felizes em sermos selecionados como gestores financeiros do FAO, e disponibilizaremos nessa jornada rumo a uma economia de baixo carbono nossa longa experiência em projetos socioambientais no Pará e no bioma amazônico.”, diz Manoel Serrão, Superintende de Programas do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).