As lagunas são ambientes de grande importância para a biodiversidade costeira e sofrem constantemente o impacto de ações do homem. Formadas a partir de processos de erosão e sedimentação que isolam antigas baías, têm águas claras e salobras, menos salgadas que a dos oceanos.
Com coordenação da Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento, o objetivo do projeto é entender e descrever os principais mecanismos que controlam a dinâmica dos sistemas lagunares do Leste Fluminense. Com isso, será possível traçar um paralelo entre a atividade pesqueira atual e identificar os fatores que controlam a produtividade biológica neste ecossistema.
A iniciativa também contempla, do ponto de vista científico, o desenvolvimento de uma base teórica para a análise de problemas envolvendo a explotação de recursos pesqueiros, além de meios de conservação dos recursos naturais da região.
Para tanto, pretende-se apresentar uma série de fóruns de discussão para capacitar os diversos atores e gestores ambientais da comunidade no uso de ferramentas relacionadas a gestão dos recursos lagunares, redução dos impactos ambientais e/ou recuperação de áreas degradadas.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.