O que é
O Projeto Terra do Meio tem a missão de contribuir com a redução do desmatamento e com a conservação da biodiversidade da região Amazônica, a partir do apoio à consolidação de onze unidades de conservação na região denominada Terra do Meio. Localizada na porção central do sul do estado do Pará, a região sofre com três grandes frentes de pressão antrópica: a rodovia Altamira-ltaituba (uma secção da Transamazônica) ao norte, a rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) a oeste e a mais exposta fronteira agrícola do bioma Amazônico, ao sudeste. O mosaico é parte de um vasto território de áreas protegidas contíguas, que abrange 28 milhões de hectares, e que faz da região o 2º maior corredor de biodiversidade do Brasil.
O aporte inicial de € 6.840.000, doados pela União Européia, serão gerenciados pelo FUNBIO. Este recurso será utilizado, principalmente, para apoiar aos conselhos gestores, planos de manejo e proteção, compra de equipamento, monitorar o uso de recursos naturais e ajudar a implementar estratégias de desenvolvimento local sustentável. O projeto é coordenado pelo MMA e executado pelo ICMBio e SEMA/PA.
A execução do projeto teve início em julho de 2012 com a estruturação do arranjo institucional, a elaboração da sua estratégia de conservação e investimento; e a capacitação dos gestores das UCs contempladas nos seus instrumentos de execução.
As oficinas de planejamento foram realizadas em Belém e Altamira (PA) e contaram com a participação de mais de 30 representantes do Governo Federal (MMA e ICMBio), Governo estadual do Pará (Sema-PA), Funbio, Serviço Florestal Brasileiro e Universidade de Brasília. Durante estes eventos foram apresentados o marco legal e o status da gestão integrada de Unidades de Conservação no Brasil; realizada uma avaliação das condições de implementação das onze UCs apoiadas, e suas respectivas metas de consolidação; e discutida a metodologia de implementação do projeto.
Durante os 33 meses de duração serão beneficiadas 11 unidades de conservação, na região contemplada pelo projeto estão situadas 19 terras indígenas e 10 UCs da bacia hidrográfica do rio Xingú. As UCs apoiadas pelo projeto constituem uma parte dos 28 milhões de hectares de terras contíguas de áreas protegidas.
SituaçãoConcluído |
Ano início0901 |
BiomaAmazônia |