No país existem 55 Unidades de Conservação (UCs) federais com manguezais, ecossistema que assegura a integridade da costa e fornece recursos que sustentam atividades econômicas e o bem-estar das comunidades do entorno. Contudo, ações humanas pressionam essas UCs, que demandam uma estratégia de consolidação para fazer frente às ameaças.
O projeto Conservação Efetiva e Uso Sustentável de Ecossistemas Manguezais no Brasil é uma parceria do Funbio com o ICMBio, o PNUD e o Conservation Strategy Fund (CSF). Tem como objetivo analisar a necessidade de financiamento de UCs com manguezais e definir os melhores instrumentos econômicos e financeiros para apoiar a sustentabilidade financeira do ecossistema e estudar os benefícios que promovem para as sociedades locais, regionais e global.
Em 2016, o projeto analisou 28 UCs federais e identificou a necessidade real de financiamento adicional na ordem de R$ 150 milhões para consolidação e manutenção num período de 10 anos e identificou mais de 30 possíveis fontes de financiamento. Entre elas, pagamento por serviços ambientais, REDD, blue carbon, compensação ambiental e visitação. Vinte gestores participaram de um curso, em Pernambuco, de capacitação em ferramentas econômicas.
Quando utilizar: Canal a ser utilizado apenas quando houver denúncia sobre a Secretária-Geral ou algum membro do Comitê de Ética ou para realizar uma denúncia anônima.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.